Detalhes no logotipo da Central
O famoso vocábulo "design" tem a formação DE+S+IGNIS, pois vem do antigo latim IGNIS ( fogo, luz do fogo; inspirações, idéias ). Onde houve acréscimo de letra prefixada ' S ', formando o vocábulo SIGNIS ( S+IGNIS = signo, sinal ), e dá forma as variantes SIGNUM e SIGNARE. Em momento posterior, havendo acréscimo de prefixo ' DE ', formando o vocábulo DESIGNIS ( DE+S+IGNIS = desenho, modelo ), e variantes DESIGNUM e DESIGNARE.
IGNIS ( fogo ) gera luz ( LUX; labaredas, chamas ), que é símbolo de idéias. Com a luz, é possível ver os objetos e ambientes ao redor, favorecendo os órgãos da visão ( olhos ) e permitindo que o espectador possa reproduzir as formas e cores por meio de intervenções em superfícies planas ( o ato de desenhar ).
Fogo ( IGNIS ) tem sido símbolo também de conhecimento, poder, transformação, e paixão. A energia desprendida pelas labaredas do fogo podem ser simbolizadas representando conceitos de "disposição", "juventude", e "incentivo".
Todos os conceitos citados têm relações com as atividades de design e reações que os produtos elaborados provocam nos apreciadores.
O fogo ( IGNIS ) também pode ser visto na prática na metalurgia, onde são derretidos metais para fabricação de utensílios, instrumentos, peças automotivas, produtos para construção civil. Pode ser visto na cozinha ( food design ), e na moda no fabrico de jóias ( com modelagem de ouro e metais preciosos ).
Os sinais de 'mais' ( + ) inseridos entre as letras do vocábulo DESIGN, apresentando a configuração DE+S+IGN, servem para rememorar o importante conhecimento sobre a ligação entre o inglês moderno termo "design" e a antiga latina palavra IGNIS.
Conhecimento publicado de maneira inédita no livro As origens do desenho ( The origins of design ) de Ábio Silva, editado pela Amplitude Books ( 2019 ), onde o escritor, desenhista e pesquisador apresenta provas do resultado das pesquisas de que o latim vocábulo SIGNUM ( signo ) é derivado de IGNUM ( fogueira ) que é variante de IGNIS ( fogo ), constituindo descoberta científica na área de Humanas, e que os demais livros de design e dicionários estariam desatualizados em relação às definições do verbete "design".
A Central Design apóia a atualização dos livro que abordam conteúdos sobre design.